domingo, 17 de julho de 2011

Seguro debateu ‘O Novo Ciclo’ com jovens socialistas


Ontem, no dia em que se assinalou o 26º aniversário do Conselho Nacional de Juventude, António José Seguro reuniu com jovens socialistas para debater o Novo Ciclo.
Durante o encontro, em que estiveram presentes mais de cinquenta jovens, o candidato à liderança do Partido Socialista falou sobre a reforma do sistema político e a necessidade de um novo quadro de diálogo entre as forças partidárias.
 Seguro reafirmou que “se for eleito líder do PS, respeitarei por inteiro a autonomia da JS. Era isso que pensava quando fui secretário-geral da JS e é aquilo que continuo a pensar”. “O PS será um espaço aberto à participação dos jovens. Mas o PS conta muito com a Juventude Socialista para, autonomamente, promover a sua acção política e acrescentar espaços de participação próprios para que os jovens debatam e formulem propostas políticas para o país.”.
 “É preciso derrubar muros e criar espaços de confiança e de convergência”, salientou ainda Seguro, defendendo uma nova forma de fazer política em Portugal. “O novo ciclo que proponho é uma forma diferente de fazer política no partido e fora do partido, com ética, com transparência e, sobretudo, através do exemplo”, disse.As pessoas estão carentes de atitudes. Só através do exemplo poderemos reconquistar a confiança dos portugueses. Credibilizar a política e os políticos é uma das nossas preocupações centrais. Nesse sentido devemos começar por nós próprios. Pela nossa casa. Pelo PS. Tratando bem os militantes e respeitando as suas ideias, ouvindo-os!”.

Seguro esteve em Cascais, em Odivelas e na Amadora

Em Cascais, em Odivelas e na Amadora, António José Seguro reafirmou o compromisso com a revitalização do partido e com a valorização, no debate e no processo de decisão, dos militantes
O candidato à liderança socialista António José Seguro esteve ontem com Militantes de Cascais, de Mafra, de Odivelas e da Amadora num conjunto de iniciativas que sublinham a atitude de proximidade que os dirigentes do PS terão no Novo Ciclo se for essa a vontade dos militantes.
 Seguro afirmou que “ O novo ciclo está virado para o futuro. Mas não deixaremos de aprender com os erros do passado. Sobretudo é necessário revitalizar o PS com base numa plataforma alargada para a construção da alternativa política. Realizaremos plenários de militantes em todas as federações. Ouviremos mais para decidir melhor. Queremos um partido a funcionar da base para o topo e não ao contrário. Queremos militantes activos e participativos e não apenas figurantes de eventos mediáticos.”.
 E prosseguiu, para aproveitar as competências, a experiência e os saberes dos militantes e dos simpatizantes “ reactivaremos o Gabinete de Estudos (inexistente desde 2004). Passará a chamar-se Laboratório de Ideias. Terá uma estrutura própria, descentralizada e com presença nas redes sociais, de modo a criar oportunidades de participação para todos os militantes e simpatizantes do PS que queiram colaborar, a partir de qualquer ponto do país O Laboratório de Ideias será o motor de um verdadeiro debate aberto, plural a todos os sectores da sociedade portuguesa, dando um contributo relevante para a construção de uma proposta política alternativa, coerente e sólida.”
 “ Lançaremos, no Congresso Nacional de Setembro, um amplo debate nacional sobre a organização e funcionamento interno do PS. Esse debate terá início no Congresso Nacional e decorrerá até ao fim no primeiro trimestre de 2012. Será um processo calendarizado, onde haverá tempo para debate, para a formulação de propostas e para a deliberação. Queremos mudar os métodos com o envolvimento dos militantes. A participação de cada militante e a melhoria da vida democrática interna serão os nossos objectivos. Mudaremos as práticas e aplicaremos internamente os princípios da conciliação entre a vida profissional, familiar e política. Por exemplo, nas grandes reuniõ! es nacionais do PS (Congressos, Convenções, Comissão Nacional) assegurar-se-á serviços de apoio às mães e aos pais que têm crianças.”
 Este debate nacional reflectirá sobre uma nova forma de fazer política partidária, aproveitando os espaços disponíveis e deverá discutir todas as propostas sem tabus, nem preconceitos. Desde a organização das estruturas (distrital, regional), passando pelo funcionamento dos órgãos, os métodos de trabalho, o acesso à informação, a comunicação, pela transparência do sistema eleitoral interno e igualdade de condições para as candidaturas, sistema de quotização, o financiamento das campanhas internas, a natureza dos Congressos em articulação com o sistema das directas, até ao método de escolha dos nossos candidatos para cargos políticos, incluindo a ! possibilidade da introdução das primárias, entre os militantes do PS, como hoje já acontece para a eleição do Secretário-Geral e para a eleição dos Presidentes das estruturas regionais e federativas. Tudo deve ser colocado em discussão. Nada deverá ficar excluído. Não pretendemos impôr nenhuma proposta, mas participaremos com as nossas próprias ideias em pé de igualdade com todos os militantes.
 Durante as sessões, em que também foi focado o tema da abertura do partido à sociedade, os presentes tiveram oportunidade de colocar questões ao candidato sobre todos os assuntos que consideram relevantes.
 A Educação, a crise económica e o papel de Portugal na Europa foram outros dos temas que mereceram especial destaque.

Sem comentários:

Enviar um comentário